quarta-feira, 20 de maio de 2009

Irã lança foguete capaz de chegar ao espaço

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, anunciou nesta quarta o lançamento de um novo foguete - batizado Sayil-2 - capaz de chegar ao espaço.

"Hoje, a República Islâmica conseguiu um novo marco no que diz respeito à fabricação de foguetes. É um novo e grande êxito da Organização Aeroespacial Nacional", afirmou o governante durante um comício na cidade de Semman.

Segundo Ahmadinejad, citado pela agência local de notícias Mehr, o Siyil-2 possui duas cápsulas capazes de atravessar a atmosfera e entrar em órbita graças ao fato de ser alimentado com "combustível sólido".

"Este combustível o torna mais potente. Primeiro é lançado, e antes de atravessar a atmosfera perde uma de suas partes, enquanto a outra alcança o ponto aonde tem de chegar", explicou Ahmadinejad.

O Irã colocou em órbita seu primeiro satélite de comunicações de fabricação integralmente nacional em fevereiro, fato que disparou o alarme sobre os avanços obtidos em seu programa de mísseis balísticos.

A República Islâmica nunca negou que fabrica mísseis de longo alcance, e até mesmo confirmou que tem em seus arsenais alguns como o Shahid-2, capaz de alcançar alvos a mais de dois mil quilômetros de distância.

No entanto, a comunidade internacional, com os Estados Unidos, Israel e as principais potências europeias na liderança, temem que o regime de Teerã esconda, sob seu programa nuclear civil, um suposto projeto militar destinado a dotar estes mísseis com ogivas nucleares.

O Irã sofre um rigoroso embargo de armas internacional há três décadas, mas as sanções não impediram que desde 1992 tenha iniciado um bem-sucedido programa nacional de armamentos.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: