quinta-feira, 14 de maio de 2009

ESA lança satélites para investigar origem do universo

Os satélites europeus de observação astronômica Planck e Herschel, destinados a investigar a origem do universo, foram lançados nesta quinta-feira ao espaço a bordo de um foguete Ariane-5 da base de Kuru, na Guiana francesa.

A decolagem a partir da plataforma de lançamento aconteceu às 10h12 de Brasília sem nenhuma complicação, segundo a televisão francesa. Os satélites iniciaram seu percurso para alcançar o ponto orbital, situado a cerca de 1,5 milhão de km sobre a Terra, aonde chegarão em cerca da 60 dias.

Tanto o Planck como o Herschel, construídos por Thales Alenia Sapace e a Agência Espacial Européia (ESA), descreverão órbitas elípticas e suas missões estão dentro do programa da ESA. O satélite Herschel, de 7 metros de altura e 4,3 metros de largura, receberá radiações infravermelhas de grande amplitude de onda emitidas por alguns dos objetos mais frios e distantes do Universo, onde existem estrelas e galáxias em formação.

Os dois satélites deveriam ter sido colocados em órbita em 2007, mas o lançamento acabou atrasado por dois anos.

As sondas foram lançadas a bordo do foguete Ariane-5 da base de Kuru, na Guiana francesa

As sondas foram lançadas a bordo do foguete Ariane-5 da base de Kuru, na Guiana francesa

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: