quarta-feira, 20 de maio de 2009

Astronautas destacam superioridade do homem sobre robô

O sucesso da missão do Atlantis, que permitiu reformar o telescópio Hubble, mostrou a superioridade do homem sobre os robôs nos trabalhos no espaço, afirmaram nesta quarta-feira os astronautas do ônibus espacial, que voltará à Terra em dois dias.

Durante seu primeiro diálogo direto com a imprensa nesta missão, o pessoal do Atlantis lembrou as dificuldades enfrentadas para reparar o Hubble, que exigiram cinco saídas ao espaço.

"É incrível quando nos damos conta a que ponto as coisas ficaram difíceis em certos momentos", declarou o comandante do Atlantis, Scott Altman. "Mas superamos tudo e tivemos sucesso, fomos realmente muito bem".

"Muito do que conseguimos não teria sido possível para os robôs", destacou John Grunsfeld, que dirigiu três saídas ao espaço. "É aqui que os humanos são realmente úteis. Somos capazes de enfrentar situações inesperadas e fazemos isto todo o tempo".

Ao longo de cinco saídas ao espaço, a tripulação do Atlantis reparou e modernizou o Hubble, com o objetivo de ampliar sua vida por mais cinco anos, após 19 anos em operação.

Os astronautas equiparam o Hubble com novas baterias, um novo sistema de orientação FGS (Fine Guidance System) e placas de aço inoxidável para proteger o exterior do telescópio das radiações solares.

Também substituíram os giroscópios, instalaram uma nova câmera - Wide Field Camera-3 - desenhada para observar o universo de modo mais profundo e realizaram um reparo "cirúrgico" no espectrógrafo que identifica os buracos negros.

O Atlantis deve chegar à Terra nesta sexta-feira, pousando no Centro Espacial Kennedy.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: