terça-feira, 26 de maio de 2009

Conheça os 3 cosmonautas que integrarão a tripulação da ISS

Canadense Robert Thirsko (esq.), russo Roman Romanenko (centro) e o belga Frank De Winne viajarão na Soyuz amanhã
Canadense Robert Thirsko (esq.), russo Roman Romanenko (centro) e o belga Frank De Winne viajarão na Soyuz amanhã


Os três cosmonautas que vão integrar a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) concederam uma entrevista coletiva nesta terça-feira, no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, onde o foguete Soyuz já está a postos para o lançamento, previsto para ocorrer às 10h34 GMT desta quarta. Viajarão a bordo o belga Frank De Winne, o canadense Robert Thirsk e o russo Roman Romanenko.

Na missão, que durará seis meses, Frank De Winne, 48 anos, se tornará o primeiro comandante europeu da ISS, que em 2008, foi ampliada com dois laboratórios - o europeu Columbus e o japonês Kibo. Também pela primeira vez todos os parceiros da ISS (Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e Canadá) estarão representados simultaneamente no maior laboratório de microgravidade do mundo.

Membro há nove anos da equipe de astronautas da ESA, agência espacial europeia (ESA), De Winne será um dos dois astronautas a participar do acoplamento à Estação do cargueiro japonês HTV-1 dentro de alguns meses.

A viagem, prevista inicialmente para esta segunda-feira, foi transferida por causa do forte vento que atingiu a região. Com a chegada dos novos integrantes, a tripulação permanente passará a ter pela primeira vez seis pessoas, o que permitirá explorar plenamente suas capacidades tecnológicas e científicas.

Com informações das agências AFP e EFE

Redação Terra

Nenhum comentário: