segunda-feira, 25 de maio de 2009

Três novos cosmonautas vão se juntar à tripulação da ISS

Três cosmonautas vão decolar na próxima quarta-feira do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para a Estação Espacial Internacional (ISS), cuja tripulação permanente passará a ter pela primeira vez seis pessoas, o que permitirá explorar plenamente suas capacidades tecnológicas e científicas.

Às 10h34 GMT, um foguete Soyuz decolará do cosmódromo russo situado no centro do Cazaquistão levando a bordo o belga Frank De Winne, o canadense Robert Thirsk e o russo Roman Romanenko. Durante esta missão, que durará seis meses, Frank De Winne, 48 anos, se tornará o primeiro comandante europeu da ISS, que em 2008 foi ampliada com dois laboratórios, o europeu Columbus e o japonês Kibo.

Também pela primeira vez todos os parceiros da ISS (Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e Canadá) estarão representados simultaneamente no maior laboratório de microgravidade do mundo.

Membro há nove anos da equipe de astronautas da ESA, agência espacial europeia (ESA), De Winne será um dos dois astronautas a participar do acoplamento à Estação do cargueiro japonês HTV-1 dentro de alguns meses.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: