quinta-feira, 21 de maio de 2009

vc repórter: Atlantis ficou visível a olho nu para brasileiros

O ônibus espacial Atlantis foi visto a olho nu do Brasil ao longo desta semana. Em órbita para fazer reparos no telescópio espacial Hubble, os astronautas da nave completaram a tarefa na terça-feira e descerão à Terra nesta sexta-feira, se o tempo estiver favorável.

Guiado por um site com informações sobre astros e satélites, o engenheiro eletricista Anderson Oltremari avistou o Atlantis em três dias da janela da sua casa, em Campinas (SP). "Como hoje era o último dia, resolvi registrar a passagem", conta.

Anderson e seus colegas de trabalho acompanharam a trajetória da missão STS-125 através do site www.heavens-above.com (céus acima, na tradução literal). Cadastrando as coordenadas da cidade na página, puderam obter a localização do ônibus e a hora em que ele passaria sobre a região.

"Vi ele por volta das 18h20 nesses três dias", diz o engenheiro. Próxima a Campinas, a capital do Estado registrou a passagem da nave cerca de um minuto depois. Segundo o site, esse não foi o único momento em que o Atlantis esteve no céu brasileiro. Caso a luz do sol ainda se refletisse na nave, ela também seria visível uma 1 hora e 40 minutos mais tarde.

O ônibus espacial foi fotografado por um brasileiro em Campinas (SP) nesta quinta-feira

O ônibus espacial foi fotografado por um brasileiro em Campinas (SP) nesta quinta-feira

O internauta Anderson Oltremari, de Campinas (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter

Nenhum comentário: