quarta-feira, 13 de maio de 2009

Atlantis se prepara para acoplamento com Hubble

Telescópio espacial Hubble visto de dentro da Atlantis
Telescópio espacial Hubble visto de dentro da Atlantis

A tripulação do ônibus espacial Atlantis se prepara para a aproximação com o telescópio espacial Hubble nesta quarta-feira. Segundo as últimas informações da Nasa, agência espacial americana, a nave estaria a pouco mais de 60 m do Hubble, realizando os últimos ajustes antes do acoplamento, previsto para ocorrer às 13h54 (horário de Brasília).

O encontro acontecerá cerca de 540 km acima da superfície terrestre sobre a ilha de Madagascar, na África. Nesta missão, que durará 11 dias, a tripulação deve realizar cinco jornadas de trabalhos extraveiculares - a começar nesta quinta-feira - para reparar ou melhorar o funcionamento do telescópio.

O diretor de vôo, Tony Ceccacci, informou nesta terça em comunicado que, em uma inspeção de dez horas feita pela tripulação após o lançamento do Atlantis, foram detectados arranhões em uma das placas térmicas que cobrem a nave, em uma área de 50 cm. No entanto, de acordo com Ceccacci, num primeiro momento, o dano encontrado "parece ser menor e não representa uma preocupação".

Com informações da agência EFE

Redação Terra

Nenhum comentário: