segunda-feira, 18 de maio de 2009

Astronautas realizam última caminhada para reparar o Hubble

Os astronautas da Nasa Andrew Feustel, à esquerda, e John Grunsfeld trabalham para atualizar o Telescópio Espacial Hubble durante a última caminhada ...
Os astronautas da Nasa Andrew Feustel, à esquerda, e John Grunsfeld trabalham para atualizar o Telescópio Espacial Hubble durante a última caminhada espacial

Os astronautas da Nasa John Grunsfeld e Drew Feustel iniciaram nesta segunda-feira a quinta e última saída ao espaço para reparar o telescópio Hubble.

Esta última saída prevista dentro da missão de 11 dias a bordo do ônibus espacial Atlantis deve durar seis horas. A meta é equipar o telescópio com três novas baterias.

Os astronautas também devem instalar um novo sistema de orientação FGS (Fine Guidance System) e placas de aço inoxidável para proteger o exterior do telescópio das radiações solares.

Os diretores da missão esperam que todas as intervenções no Hubble durante a missão prolonguem em cinco anos a vida do telescópio, até o lançamento do sucessor, o telescópio James Webb.

Lançado em 11 de maio, o Atlantis se aproximou dois dias depois do Hubble, um telescópio colocado em órbita há 19 anos e fruto da colaboração entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA).

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: