segunda-feira, 11 de maio de 2009

Atlantis é lançada rumo à missão de conserto do Hubble


O ônibus espacial Atlantis partiu com sucesso nesta segunda-feira rumo à missão de conserto do telescópio espacial Hubble. O lançamento ocorreu por volta das 15h01 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida.

A missão que, de acordo com a Nasa, agência espacial americana, não está isenta de perigos, tem o objetivo de equipar o Hubble, em cinco caminhadas espaciais, com novas baterias, giroscópios e câmeras durante os 11 dias de viagem. Desde a catástrofe do Columbia em 2003, o famoso telescópio não é atendido pela Nasa. Em 2004, uma missão prevista para repará-lo foi cancelada.

As missões de manutenção do Hubble são muito diferentes das que as naves espaciais fazem para a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). Ao contrário dos acoplamentos com a ISS, os astronautas não estarão amparados em nenhuma base de operações e a nave será seu único refúgio no caso de problemas.

Isso significa que, se a Atlantis sofrer algum problema durante a missão no Hubble, eles não poderão se refugiar na Estação Espacial. Se ficar encalhada no Hubble, os astronautas poderiam se refugiar na nave durante 25 dias, antes de acabar o oxigênio.

Tripulação
A tripulação do Atlantis é composta por sete astronautas: o comandante Scott Altman, capitão aposentado da Marinha de Guerra americana que já participou de três missões espaciais, o piloto Gregory Johnson e os especialistas Michael Good, John Grunsfeld, Andrew Feustel, Megan McArth e Mike Massimino.

Hubble
O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita a 730 km da Terra, no dia 27 de abril de 1990, em uma missão da nave Discovery. Desde então orbitou o planeta mais de 97 mil vezes, propiciando a mais de quatro mil astrônomos imagens de estrelas e galáxias distantes, que são invisíveis de dentro da atmosfera terrestre.

Com informações das agência AP e EFE

Redação Terra

Nenhum comentário: