terça-feira, 19 de maio de 2009

Nasa mostra como Hubble era visto do interior da Atlantis

Painéis solares do Hubble vistos ao fundo pela janela da cabine de controle do ônibus espacial Atlantis
Painéis solares do Hubble vistos ao fundo pela janela da cabine de controle do ônibus espacial Atlantis

A Nasa, agência espacial americana, divulgou em seu site nesta terça-feira uma imagem de como o telescópio espacial Hubble era visto do interior do painel de controle do ônibus espacial Atlantis. A fotografia marcou a despedida da missão que significou o último contato físico do homem com o famoso observatório.

"O Hubble não é só um satélite. (Representa) A busca de conhecimentos de toda a Humanidade", afirmou o astronauta John Grunsfeld antes de fechar a escotilha da Atlantis pela última vez, após as cinco caminhadas espaciais que realizou ao lado do colega Drew Feustel para consertar o Hubble.

Os novos equipamentos instalados permitirão que o velho observatório de 13 t sobreviva em órbita por mais cinco anos. No entanto, quando os sistemas se esgotarem e as baterias pararem de funcionar, o instrumento que levou as fronteiras da astronomia a limites sem precedentes ficará abandonado, se transformará em lixo espacial e será substituído por um novo telescópio muito mais moderno.

Novidades
Entre os novos equipamentos do Hubble, destaca-se um aparelho que observará a luz emitida por quasares extremamente afastados da Terra para registrar as alterações geradas por gases que atravessam galáxias distantes. Isto permitirá que os cientistas descubram a composição desses gases, como mudaram ao longo do tempo e de que forma afetam as galáxias.

Além disso, uma nova câmera acoplada ao Hubble permitirá a obtenção de imagens de alta resolução e extremamente claras e detalhadas, com uma gama muito variada de cores. Com freqüências de onda ultravioleta e infravermelha, esta é a câmera com tecnologia mais avançada que já instalada no Hubble.

Adeus e retorno
Ao concluírem a missão de US$ 220 milhões, a astronauta Megan McArthur utilizou o braço robótico da nave para retirar o telescópio do compartimento superior, levantá-lo e liberá-lo às 9h57 (de Brasília), soltando-o a uma distância de 563 km da Terra. Pouco depois, o comandante do Atlantis, Scott Altman, ligou por alguns instantes os motores do ônibus espacial e começou a se afastar do Hubble, até ficar a cerca de 360 km da Terra. No momento, o Atlantis encontrava-se sobre o Oceano Atlântico e se movia em direção à costa da África a 27 mil km/h.

A nova órbita alcançada pelo ônibus espacial é a mesma que, na sexta-feira, será utilizada para o retorno ao Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.

Há 19 anos
O Hubble, que já deu mais de 97 mil voltas ao redor do planeta, entrou em órbita em 24 de abril de 1990, quando foi lançado a bordo do ônibus espacial Discovery. De lá para cá, a câmera do telescópio revelou à humanidade imagens impressionantes dos confins do universo.

Com informações das agências AP, AFP e EFE

Redação Terra

Nenhum comentário: