sábado, 23 de maio de 2009

Mau tempo volta a adiar retorno do Atlantis à Terra

Pelo segundo dia consecutivo, o mau tempo obrigou o adiamento do retorno do ônibus espacial Atlantis à Terra, depois de a tripulação ter completado com sucesso sua missão para reparos e melhorias no telescópio espacial Hubble.

Depois de um adiamento na sexta-feira, os planos da Nasa (agência espacial americana) eram de que a nave e seus sete tripulantes aterrissassem no Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida, às 9h15 (10h15 de Brasília) de hoje. A Nasa tinha preparado seis possibilidades de aterrissagem.

"Haverá uma oportunidade para uma aterrissagem na Flórida amanhã e vamos manter essa opção em aberto", explicou à tripulação Greg Johnson, um dos responsáveis do centro de controle do Centro Espacial Kennedy. A Nasa também considera a possibilidade de que o Atlantis aterrisse na base aérea de Edwards, na Califórnia, o que teria um custo adicional de US$ 1,8 milhão, já que a nave teria que ser transportada de uma costa a outra dos EUA posteriormente.

A primeira oportunidade de aterrissagem amanhã no Centro Espacial Kennedy está prevista para as 10h11 (11h11 de Brasília). A atual missão do Atlantis, prevista inicialmente para durar 11 dias, permitiu que o Hubble continue em funcionamento por pelo menos mais cinco anos - o telescópio está em atividade há 19.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: