domingo, 17 de maio de 2009

Astronautas da Atlantis farão 5ª caminhada nesta segunda

Os astronautas da nave Atlantis farão nesta segunda-feira uma quinta caminhada no exterior do telescópio espacial Hubble, após encontrar neste domingo mais problemas que os esperados para reparar um espectrógrafo. Mike Massimino e Mike Good apenas puderam, nas primeiras sete horas de caminhada, concluir a reparação do Espectrógrafo de Imagens Telescópicas Espaciais (STIS, em inglês).

Devido ao atraso, a agência espacial americana, a Nasa, decidiu programar outra caminhada para amanhã, para tentar instalar o painel isolante em uma porta que os astronautas não puderam desdobrar neste domingo por falta de tempo.

Ao contrário da caminhada espacial de sábado, que surpreendeu os especialistas pela facilidade, a de hoje apresentou várias complicações. Massimino descobriu que não podia desparafusar uma peça que era preciso movimentar para instalar o STIS.

Após várias tentativas com diversas ferramentas, que demoraram cerca de duas horas, foi preciso recorrer à força bruta para tirar o parafuso. Os dois astronautas tinham recoberto com fita adesiva as peças para que não saíssem desordenadamente e se transformassem em projéteis.

Depois de tirar o parafuso, e para poder instalar o STIS, Massimino teve que remover um total de 111 peças. Quando tentava instalar um disco imantado especial para impedir que os parafusos se perdessem no espaço, o instrumento que utilizava ficou sem bateria e ele teve que voltar à nave Atlantis para mudar a pilha e recarregar sua provisão de oxigênio. O STIS tinha deixado de operar em agosto de 2004, após sofrer uma avaria em um dos transformadores elétricos.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: