quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mau tempo ameaça retorno da Atlantis após reparo do Hubble

O mau tempo se tornou a principal ameaça ao retorno do ônibus espacial Atlantis, programado para amanhã, após uma bem-sucedida missão de reparo no telescópio espacial Hubble, informou nesta quinta-feira a Nasa. A chegada estava prevista para as 11h (Brasília) de amanhã, mas existe a possibilidade de que seja adiada devido às más condições do tempo na região de Cabo Canaveral, na Flórida, como revelaram fontes da Nasa.

No momento, a previsão indica que o retorno é "impossível" em virtude da temida presença de nuvens a uma altura de 1.200 metros sobre a pista, assim como a possibilidade de chuvas intensas e tempestades elétricas a cerca de 50 km do ponto de descenso. Segundo as previsões feitas às 19h (Brasília), as más condições continuarão durante pelo menos 12 horas.

Diante do sombrio panorama, a Nasa disse que a situação será analisada minuto a minuto pela equipe que dirige o retorno da nave antes de tomar uma decisão, para que a Atlantis ponha em funcionamento seus motores e deixe a órbita para iniciar as manobras de retorno. Caso prevaleça a ameaça, o retorno seria adiado por pelo menos uma hora e, se mantido o panorama, os sete astronautas teriam que voltar apenas no próximo sábado, como explicaram fontes da Nasa.

Perante a eventualidade, já está tudo preparado para um regresso de emergência na pista da base Edwards da Força Aérea dos EUA, na Califórnia. Na missão no Hubble, a tripulação da Atlantis realizou cinco caminhadas, durante as quais foram modernizados seus sistemas e foram reparadas ou trocadas peças do telescópio, posto em órbita pela nave Discovery há 19 anos.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: